“Novas de Grande Alegria” Lição 51 (domingo, 24/dez/2023).
18 a 24 de dezembro
Natal
“Novas de grande alegria”
Pense em como o nascimento e a missão do Salvador pode trazer um espírito de paz e santidade na época do Natal.
Registre suas impressões
Por que o nascimento de um bebê proporciona tanta alegria? Talvez porque um novo bebê represente um símbolo de esperança. Existe algo de belo quando uma vida acaba de surgir, repleta de possibilidades, que nos leva a refletir sobre o que a existência pode oferecer para aquela criança e que coisas maravilhosas ela poderá realizar. Isso nunca foi mais verdadeiro do que no nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo. Jamais tanta esperança foi depositada sobre uma criança, e nunca um nascimento foi tão cheio de promessas.
Quando um anjo convidou os pastores a procurarem por um recém-nascido em uma manjedoura, também lhes deixou uma mensagem sobre a criança. Foi uma mensagem de esperança — aquele bebê viria à Terra para cumprir uma missão sagrada. Os pastores “divulgaram a palavra (…) e todos os que os ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. Mas Maria guardava todas essas coisas, meditando-as em seu coração” (Lucas 2:17–19). Talvez fosse bom seguir o exemplo de Maria neste Natal: meditar em seu coração as coisas aprendidas a respeito do Salvador neste ano. Por meio dos relatos que você leu, de que forma Ele cumpriu Sua missão de redenção? E mais importante, de que maneira a missão Dele mudou sua vida? Você também pode se inspirar e seguir o exemplo dos pastores: como você irá “[divulgar] a palavra” sobre o que Jesus Cristo fez por você?
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Mateus 1:18–25; 2:1–12; Lucas 1:26–38; 2:1–20
Jesus Cristo aceitou nascer entre nós aqui na Terra.
Mesmo que você tenha lido ou escutado a história do nascimento de Jesus Cristo muitas vezes anteriormente, estude-a desta vez com este pensamento em mente: “O Natal não é apenas uma comemoração de como Jesus veio ao mundo, mas também o conhecimento de quem Ele é — nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo — e do porquê de Sua vinda” (Craig C. Christensen, “A plenitude da história do Natal”, Devocional de Natal da Primeira Presidência, 4 de dezembro de 2016, broadcasts.ChurchofJesusChrist.org).
O que você sabe sobre quem era Jesus Cristo antes de nascer? (ver, por exemplo, João 17:5; Mosias 3:5; Doutrina e Convênios 76:13–14, 20–24; Moisés 4:2). De que maneira esse conhecimento afeta como você se sente quando lê a respeito de Seu nascimento?
O que você sabe sobre os motivos de Jesus Cristo vir à Terra? (ver, por exemplo, Lucas 4:16–21; João 3:16–17; 3 Néfi 27:13–16; Doutrina e Convênios 20:20–28). De que maneira esse conhecimento afeta a maneira como você se sente a respeito do Salvador? Como isso afeta a maneira como você vive?
Ver também 2 Coríntios 8:9; Hebreus 2:7–18; 1 Néfi 11:13–33; Alma 7:10–13; “O Nascimento de Jesus Cristo” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.
1 Coríntios 15:21–26; Colossenses 1:12–22; 1 Pedro 2:21–25
Jesus Cristo cumpriu Sua missão e tornou possível que eu herde a vida eterna.
Embora o relato do nascimento de Cristo tenha sido acompanhado por eventos milagrosos, poderia ter sido apenas mais um nascimento se não fosse pela grande obra que Ele desempenhou posteriormente em Sua vida. Conforme o presidente Gordon B. Hinckley expressou: “O bebê Jesus de Belém seria apenas outro bebê se não houvesse o Cristo Redentor do Getsêmani e do Calvário, e a triunfante Ressurreição” (“A maravilhosa e verdadeira história do Natal”, A Liahona, dezembro de 2000, p. 6).
Encontramos em todo o Novo Testamento evidências da missão divina do Salvador e de Seu amor profundo pelos outros. Quais são as passagens ou os relatos que mais lhe vêm à mente? Volte a esse recurso ou a suas anotações de estudo e revise algumas das impressões que recebeu. Leia também 1 Coríntios 15:21–26; Colossenses 1:12–22; 1 Pedro 2:21–25 e pondere sobre como o Salvador e Sua obra abençoaram sua vida. O que você se sente inspirado a mudar em sua vida? Como você pode tirar o máximo proveito possível do poder do Salvador?
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Mateus 1:18–25; 2:1–12; Lucas 1:26–38; 2:1–20.
Como vocês podem celebrar o nascimento de Jesus Cristo em família? Aqui estão algumas ideias, ou vocês podem ter as suas próprias:
Leiam ou dramatizem juntos algumas partes da história do nascimento de Jesus.
Assistam ao vídeo “O Menino Jesus: A História da Natividade” (ChurchofJesusChrist.org).
Explore alguns dos recursos da coleção “Jesus Cristo” na Biblioteca do Evangelho, especialmente na seção “Nascimento de Jesus Cristo (Natal)”.
Assistam à transmissão do Devocional de Natal da Primeira Presidência (broadcasts.ChurchofJesusChrist.org).
Cantem hinos de Natal juntos, ou escolham vizinhos ou amigos para visitar e cantar para eles (ver Hinos, nº 121 a nº 133).
Realizem um ato de serviço para alguém necessitado.
Peça aos membros da família que procurem detalhes na história da Natividade que deem ideias de ornamentos ou decorações para serem montados com o objetivo de se lembrarem de Jesus Cristo.
- 1 Coríntios 15:21–26; Colossenses 1:12–22; 1 Pedro 2:21–25.
Por que somos gratos por Jesus Cristo ter nascido? Que dons Ele nos concedeu? Como podemos demonstrar a Ele nossa gratidão? Sua família pode cantar uma música que ensine sobre a missão Dele, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21).
- “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos.”
Se você deseja ajudar sua família a se concentrar no Salvador durante a época do Natal, procure empregar algum tempo lendo e estudando juntos “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos” (ChurchofJesusChrist.org). Talvez vocês possam memorizar alguns trechos de “O Cristo Vivo” ou pesquisar descrições da vida do Salvador no Novo Testamento que apoiem as declarações contidas nele. Vocês também podem incentivar cada membro da família a escrever seu testemunho de Jesus Cristo e, se desejarem, lê-lo para a família.
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Hino sugerido: “Num estábulo humilde”, Músicas para Crianças, p. 25.
Comentários
Postar um comentário