“Deus é Amor” Lição 48 (domingo, 03/dez/2023).
27 de novembro a 3 de dezembro
1–3 João; Judas
“Deus é amor”
Ao ler as cartas de João e Judas, busque inspiração a fim de saber como você pode demonstrar seu amor a Deus. Registre suas impressões e as coloquem em prática.
Registre suas impressões
Quando João e Judas escreveram suas cartas, a doutrina corrompida já havia começado a conduzir muitos santos para a apostasia. Alguns falsos mestres até mesmo questionavam se Jesus Cristo tinha, de fato, vindo “na carne” (ver, por exemplo, 1 João 4:1–3; 2 João 1:7). O que um líder da Igreja poderia fazer em uma situação dessa? Sendo assim, o apóstolo João respondeu dando seu testemunho pessoal do Salvador: “Irmãos, este é o testemunho que damos do que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida” [Tradução de Joseph Smith, 1 João 1:1 (em 1 João 1:1, nota de rodapé a)]. Depois, João ensinou sobre o amor: o amor de Deus por nós e o amor que devemos ter por Ele e todos os Seus filhos. Afinal de conta, João também era uma testemunha desse amor. Ele havia experimentado pessoalmente o amor do Salvador (ver João 13:23; 20:2), e queria que os santos também sentissem esse amor. O testemunho e os ensinamentos de João sobre amor são igualmente necessários nos dias de hoje, em que a fé em Jesus Cristo é questionada e os falsos ensinamentos são abundantes. Ler as cartas de João pode nos ajudar a enfrentar com coragem as adversidades de hoje, pois “não há temor no amor, antes o perfeito amor lança fora o temor” (1 João 4:18).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Deus é luz e Deus é amor.
Se você tivesse que escolher uma ou duas palavras para descrever Deus, quais seriam? Em suas cartas, João frequentemente usava as palavras “luz” e “amor” (por exemplo, ver 1 João 1:5; 2:8–11; 3:16, 23–24; 4:7–21). Ao ler as primeiras duas cartas de João, reflita sobre as experiências que ele teve com a luz e o amor do Salvador. Por exemplo, pense no que João aprendeu com os ensinamentos de Jesus em João 3:16–17; 12:35–36, 46; 15:9–14; 19:25–27. Você vê alguma semelhança entre esses ensinamentos e o que 1 João ensina a respeito da luz e do amor de Deus? Que experiências lhe ensinaram que Deus é luz e amor?
“Se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós.”
Nas cartas de João, você também encontrará repetidamente palavras como “permanecer” e “habitar”. Procure essas palavras ao ler especialmente 1 João 2–4 e 2 João. Na sua opinião, o que significa “permanecer” e “habitar” em Deus e em Sua doutrina? (ver 2 João 1:9). O que significa para você ter Deus “permanecer” ou “habitar” em você?
Posso me tornar semelhante a Jesus Cristo.
A meta de se tornar como Jesus Cristo parece ser muito elevada para você? Pense no conselho encorajador de João: “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando se manifestar, tenhamos confiança (…) [e] seremos semelhantes a ele” (1 João 2:28; 3:2). O que você encontra em 1 João 2:24–3:3 que lhe dá confiança e conforto como discípulo de Jesus Cristo? Ao estudar as cartas de João, identifique outros princípios ou conselhos que possam ajudá-lo a se tornar mais semelhante a Cristo.
Ver também Morôni 7:48; Doutrina e Convênios 88:67–68; Scott D. Whiting, “Tornar-se como Ele”, Liahona, novembro de 2020, p. 12.
De fato, “ninguém jamais viu a Deus”?
A Tradução de Joseph Smith de 1 João 4:12 esclarece que “ninguém jamais viu a Deus, exceto aqueles que creem” (em 1 João 4:12, nota de rodapé a; ver também João 6:46; 3 João 1:11). As escrituras registram diversas ocasiões em que Deus, o Pai, manifestou-Se a indivíduos fiéis, incluindo o próprio João (ver Apocalipse 4; ver também Atos 7:55–56; 1 Néfi 1:8; Doutrina e Convênios 76:23; Joseph Smith—História 1:16–17).
Ao exercer fé em Jesus Cristo e nascer de novo, posso vencer o mundo.
Ao ler 1 João 5, identifique o que precisamos fazer para vencer o mundo e obter a vida eterna. O que poderia representar em sua vida vencer o mundo? Encontre respostas e ideias também na mensagem do élder Neil L. Andersen “Vencer o mundo” (A Liahona, maio de 2017, p. 58).
“[Edificai-vos] a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé.”
O que Judas 1:10–19 lhe ensina sobre aqueles que combatem Deus e Sua obra? O que você pode aprender nesses versículos 20–25 sobre como manter forte sua fé em Jesus Cristo?
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- 1 João 2:8–11.
Para ajudar sua família a ponderar sobre os ensinamentos de João, fiquem em um aposento escuro para que os familiares percebam a diferença entre andar “em trevas” e andar “na luz”. De que maneira o ódio faz com que andemos na escuridão e tropecemos? Como o amor uns pelos outros traz luz à nossa vida?
- 1 João 3:21–22.
O que encontramos nesses versículos que aumenta a “confiança” que temos em Deus e em nossa habilidade para receber respostas às nossas orações?
- 1 João 5:2–3.
Existem mandamentos que consideramos “pesados” ou difíceis de seguir? De que maneira nosso amor por Deus modifica o que sentimos sobre Seus mandamentos?
- 3 João 1:4.
O que significa “[andar] na verdade”? Você pode aproveitar essa oportunidade para dizer aos seus familiares as maneiras pelas quais você os vê andando na verdade e contar o quanto isso o alegra. Os membros da família podem gostar de escrever ou desenhar sobre essas verdades que aprenderam em pegadas de papel e, depois, usar essas pegadas para construir um caminho e andar juntos por ele.
- Judas 1:3–4.
Existem perigos espirituais que se “introduzem” dissimuladamente em nossa vida e família? (Judas 1:4). Como podemos seguir a admoestação de Judas, que nos “[exorta] a batalhar pela fé” e resistir a esses perigos? (Judas 1:3). O que podemos fazer para garantir que “[a] paz, e amor (…) sejam multiplicados” em nossa família? (Judas 1:2).
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Música sugerida: “Onde há amor”, Músicas para Crianças, pp. 76–77.
Comentários
Postar um comentário