“Eles (…) Venceram Pelo Sangue do Cordeiro” Lição 50 (domingo, 17/dez/2023).
11 a 17 de dezembro
Apocalipse 6–14
“Eles (…) venceram pelo sangue do Cordeiro”
O presidente Boyd K. Packer aconselhou: “Se a linguagem das escrituras a princípio parecer estranha para vocês, continuem lendo. Em breve vocês passarão a reconhecer a beleza e o poder encontrado nessas páginas” (“A chave para a proteção espiritual”, A Liahona, novembro de 2013, p. 27).
Registre suas impressões
Imagine uma mulher “com dores de parto, e com ânsias de dar à luz”. Agora imagine um “grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres”, pairando sobre a mulher, pronto para, quando “[desse] ela à luz, lhe devorasse o filho” (Apocalipse 12:2–4). Para entender esses versículos da revelação de João, lembre-se de que essas imagens representam a Igreja e o reino de Deus, e o perigo com que se defrontam. Para os santos que passaram por grandes perseguições nos dias de João, a vitória sobre o mal não parecia provável. Essa vitória também pode ser difícil de ser prevista em nossos dias, quando o adversário está em “guerra [contra os] santos” e tem “poder sobre toda tribo, e língua, e nação” (Apocalipse 13:7). Mas o fim da gloriosa revelação de João mostra que o bem prevalecerá sobre o mal. Babilônia cairá. E os santos “[virão] da grande tribulação” com túnicas brancas — não porque suas túnicas nunca haviam sido manchadas, mas porque os santos “lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
João testemunhou muitos eventos da história da Terra, especialmente aqueles dos últimos dias.
Nesses capítulos, você lerá a respeito de um livro com sete selos. Se você estiver se perguntando o que isso significa, saiba que não está sozinho. O profeta Joseph Smith também ponderou sobre isso. O Senhor revelou a Joseph que esse livro e seus selos representam a “existência física” da história da Terra, e que cada selo representa mil anos (ver Doutrina e Convênios 77:6–7). Talvez você tenha interesse em saber que os eventos do primeiro dos quatro selos são resumidos na visão de João em apenas oito versículos (Apocalipse 6:1–8). Os próximos três versículos descrevem o quinto selo (versículos 9–11). Os eventos dos últimos dois selos ocupam a maior parte do restante do livro de Apocalipse. Em outras palavras, o foco principal da visão de João são os últimos dias — ou seja, os nossos dias. Durante sua leitura, pondere por que é importante saber o que João escreveu a respeito dos últimos dias.
Ao ler sobre os eventos profetizados por João, considere as seguintes sugestões e perguntas:
Leia Apocalipse 7 tendo em mente o trabalho da coligação de Israel. O que você pensa sobre esse trabalho? (ver também Doutrina e Convênios 77:8–11). O que você pode aprender com os versículos 13–17 a respeito de Jesus Cristo e daqueles que vêm a Ele?
O que os capítulos 8; 9 e 11 ensinam sobre os eventos dos últimos dias? (ver também Doutrina e Convênios 77:12–13, 15). Como podemos nos preparar espiritualmente para esses eventos?
Apocalipse 10 conta a respeito de quando um anjo entrega um livro a João e ordena que ele coma esse livro. O que isso pode simbolizar? (ver Doutrina e Convênios 77:14).
A Batalha nos Céus continua na Terra.
Não conhecemos muitos detalhes sobre a Batalha nos Céus, mas existe uma descrição vívida, porém breve, em Apocalipse 12:7–11. Ao ler esses versículos, visualize a si mesmo como parte desse conflito pré-mortal. O que você aprende a respeito de como Satanás é derrotado? (ver versículo 11).
A batalha que começou nos céus continua na Terra, já que Satanás persiste em “fazer guerra contra [aqueles que] têm o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 12:17). O que Apocalipse 13 ensina sobre como ele trava essa guerra nos dias de hoje? Como o “sangue do Cordeiro” e “a palavra do seu testemunho” (Apocalipse 12:11) continuam ajudando você a enfrentar essa guerra?
Veja também 1 Néfi 14:12–14; Morôni 7:12–13; Moisés 4:1–4; Doutrina e Convênios 29:36–37; Tópicos do Evangelho, “Batalha nos Céus”, topics.ChurchofJesusChrist.org.
“E vi outro anjo (…) e tinha o evangelho eterno.”
Um cumprimento da profecia nesses versículos ocorreu quando Morôni apareceu a Joseph Smith e o guiou aos registros para que ele os traduzisse e publicasse como o Livro de Mórmon. Esse livro contém o “evangelho eterno” que será pregado a “toda nação, e tribo, e língua, e povo” (Apocalipse 14:6).
Para aprender sobre outros anjos que participaram da restauração do evangelho eterno, ver Doutrina e Convênios 13; 27:5–13; 110:11–16; 128:20–21.
Ver também “A Restauração da Plenitude do Evangelho de Jesus Cristo: Uma Proclamação do Bicentenário ao Mundo” (ChurchofJesusChrist.org).
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Apocalipse 7:9, 13–15.
O que esses versículos nos ensinam sobre a razão de vestirmos roupas brancas para as ordenanças do templo e do batismo?
- Apocalipse 7:14–17.
Você pode convidar seus familiares a compartilhar os próprios sentimentos sobre as promessas do Senhor nesses versículos. Como as promessas Dele nos ajudam quando passamos por uma “grande tribulação”? (versículo 14).
- Apocalipse 12:7–11; 14:6.
Alguns membros da família podem gostar de desenhar as visões descritas em Apocalipse. Por exemplo, fazer desenhos com base em Apocalipse 12 pode conduzir a conversas sobre a Batalha nos Céus (ver versículos 7–11). Os desenhos com base em Apocalipse 14:6 podem levar a conversas sobre a Restauração do evangelho.
Depois de lerem Apocalipse 14:6 juntos, você pode mostrar gravuras do anjo Morôni e de outros anjos que ajudaram a restaurar o evangelho em nossos dias (ver as gravuras no final deste esboço). Seus familiares podem se revezar segurando uma das gravuras e compartilhando motivos pelos quais são gratos pelo fato de os anjos terem vindo com “o evangelho eterno, para proclamá-lo [a nós]”.
- Apocalipse 12:11.
O que significa a expressão “pela palavra do seu testemunho”? De que maneira nosso testemunho de Jesus Cristo ajuda a nós e a outras pessoas a vencer Satanás?
- Apocalipse 13:11–14.
O que sua família pensa a respeito da besta enganadora? Como podemos perceber e evitar as ciladas que vemos no mundo de hoje?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Hino sugerido: “Serei valoroso”, Músicas para Crianças, p. 85.
Comentários
Postar um comentário