“Jesus Enviou Esses Doze” Lição 11 (dom. 12/mar/2023).
"Jesus Envio Esses Doze"
Assim, Jesus Cristo chamou seus 12 apóstolos: Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote.
E “deu-lhes poder” e os enviou para pregar e servir às “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:1, 6).
A notícia dos milagres de cura feitos por Jesus estava se espalhando rapidamente. As multidões O seguiam, com a esperança de receber ajuda para suas enfermidades.
Mas, quando o Salvador contemplou as multidões, Ele viu mais do que suas enfermidades físicas.
Cheio de compaixão, Ele viu “ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:36).
“A seara é realmente grande”, observou Ele, “mas poucos são os ceifeiros” (Mateus 9:37).
Hoje em dia, a necessidade de mais ceifeiros para servir aos filhos do Pai Celestial é igualmente grande.
Ainda temos 12 apóstolos, mas existem mais discípulos de Jesus Cristo do que nunca — pessoas que podem declarar a todo o mundo: “É chegado o reino dos céus” (Mateus 10:7).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Mateus 9:18–26; Marcos 5:22–43
"Não temas, crê somente.”
Quando Jairo fez seu primeiro pedido a Jesus para que Ele curasse sua filha que “[estava] morrendo”, Jairo rogou em tom de urgência, mas com esperança: “Venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva” (Marcos 5:23). Mas enquanto andavam, um mensageiro disse a Jairo que era tarde demais: “A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre?” (Versículo 35.) Da mesma forma, parecia tarde demais para a mulher descrita em Marcos 5:25–34, que sofria de uma enfermidade há 12 anos.
Ao ler esses relatos, você pode pensar em coisas que precisam ser curadas em sua vida ou em sua família — inclusive aquelas que parecem “[estar] morrendo” ou que já não podem ser curadas, pois é tarde demais. O que mais o impressiona nas expressões de fé encontradas nesses relatos? Observe também o que Jesus diz para a mulher e para Jairo. Em sua opinião, o que Ele está dizendo a você?
Ver também Lucas 8:41–56; Russell M. Nelson, “Invocando o poder de Jesus Cristo em nossa vida”, A Liahona, maio de 2017, p. 39; Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Gordon B. Hinckley, 2016, pp. 343–352.
O Senhor dá a Seus servos poder para realizar Sua obra.
As instruções que Jesus deu em Mateus 10 para Seus apóstolos também podem se aplicar a nós, pois todos temos parte na obra do Senhor. Que poder Cristo deu aos Seus apóstolos para ajudá-los a cumprir sua missão? Como você pode ter acesso ao poder Dele no trabalho que foi chamado a realizar? (Ver 2 Coríntios 6:1–10; Doutrina e Convênios 121:34–46.)
Ao ler o encargo que Cristo deu a Seus apóstolos, você pode receber inspiração a respeito do trabalho que o Senhor deseja que você faça. O quadro a seguir pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos:
Inspirações que recebo | |
O Salvador deu poder a Seus discípulos. | Deus me concederá o poder necessário para realizar meu trabalho. |
Ver também Marcos 6:7–13; Regras de Fé 1:6; Guia para Estudo das Escrituras, “Apóstolo”; “Jesus Chama os 12 Apóstolos para Pregar o Evangelho e Abençoar Outras Pessoas” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.
Quando eu estiver a serviço do Senhor, Ele me inspirará quanto ao que dizer.
O Senhor profetizou que Seus discípulos seriam perseguidos e questionados sobre sua fé — algo semelhante ao que os discípulos podem experimentar atualmente. Mas Ele prometeu aos discípulos que saberiam por meio do Espírito o que dizer. Você teve experiências de quando essa promessa divina foi cumprida em sua vida? Isso pode ter ocorrido quando você prestou seu testemunho, proferiu uma bênção ou conversou com alguém? Se desejar, conte sua experiência a um ente querido ou a registre em um diário de estudo. O que você se sente inspirado a fazer para que possa vivenciar experiências assim com mais frequência?
Ver também Lucas 12:11–12 e Doutrina e Convênios 84:85.
O que Jesus quis dizer com “Não vim trazer a paz, mas a espada”?
O élder D. Todd Christofferson ensinou: “Tenho certeza de que vários de vocês foram rejeitados e deixados de lado pelo pai, pela mãe e por irmãos ao aceitarem o evangelho de Jesus Cristo e entrarem em Seu convênio. De uma forma ou de outra, seu amor maior a Cristo exigiu o sacrifício de relacionamentos que lhes eram caros, e vocês derramaram muitas lágrimas. No entanto, sem diminuírem seu próprio amor, vocês se mantêm firmes sob essa cruz, mostrando que não têm vergonha do Filho de Deus” (“Achar sua vida”, A Liahona, março de 2016, p. 20).
Essa disposição de perder relacionamentos queridos com o objetivo de seguir o Salvador vem com uma promessa: “Quem achar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por minha causa, achá-la-á” (Mateus 10:39).
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Marcos 5:22–43.
Quando você ler essa história junto com sua família, faça uma pausa e pergunte aos seus familiares como se sentiriam no lugar de Jairo, no lugar da mulher ou de outras pessoas mencionadas na história. Você também pode mostrar imagens da história, como as sugeridas neste esboço. Como essas imagens representam a fé das pessoas mencionadas nas histórias? (Ver também os vídeos “Jesus Cura a Filha de Jairo” e “Jesus Cura uma Mulher de Fé” em ChurchofJesusChrist.org.) Você também pode pensar nos desafios que sua família enfrenta. Como podemos aplicar as palavras Dele: “Não temas, crê somente”? (Marcos 5:36).
- Mateus 10:39; Lucas 9:23–26.
O que pode significar “perder” nossa vida e “achá-la”? (Mateus 10:39). Os membros da sua família podem contar experiências que ilustram os ensinamentos de Jesus nesses versículos.
- Mateus 10:40.
Como você e sua família estão conseguindo receber e seguir o conselho dos apóstolos atuais? Como nossa obediência aos seus conselhos nos aproxima de Jesus Cristo?
- Lucas 9:61–62.
O que significa olhar para trás depois de lançar mão do arado? Como essa atitude pode nos impedir de entrar no reino de Deus?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Aperfeiçoar o estudo pessoal
Ouça o Espírito. Ao estudar, preste atenção aos pensamentos e sentimentos que tiver (ver Doutrina e Convênios 8:2–3) mesmo que eles pareçam não ter nada a ver com o que você está lendo. Essas impressões podem ser exatamente o que Deus quer que você saiba e faça.
Menina, a Ti Te Digo, Levanta-te, de Eva Koleva Timothy
Fonte: lds.org | clique aqui
Comentários
Postar um comentário