“Necessário Vos é Nascer de Novo” Lição 7 (dom. 12/fev/2023)

João 2–4

“Necessário Vos é Nascer de Novo”

Ao ler João 2–4, o Espírito ensinará a você as coisas a respeito de sua própria conversão.

Anote as inspirações que receber Dele. Você pode encontrar entendimento espiritual complementar a partir das ideias neste esboço.

Em uma festa de casamento em Caná, Cristo transformou a água em vinho — o evento no qual João declarou que o Senhor “principiou assim os seus sinais” (João 2:11). Essa declaração é verdadeira em mais de um sentido. Apesar de ter sido o primeiro milagre que Jesus realizou publicamente, também pode simbolizar outro início milagroso — o processo da transformação de nosso coração ao nos tornarmos mais semelhantes ao nosso Salvador. O milagre de toda uma vida tem início com a decisão de seguir a Jesus Cristo para mudar e viver uma vida melhor por meio Dele. Esse milagre tem tamanho poder de transformar nossa vida, que “nascer de novo” é uma das melhores maneiras de descrevê-lo (João 3:7). Mas renascer é apenas o início no caminho do discipulado. As palavras de Cristo à mulher samaritana junto à fonte nos lembram que, se prosseguirmos por esse caminho, oportunamente o evangelho se tornará “uma fonte de água” dentro de nós, “que salte para a vida eterna” (João 4:14).

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

João 2:1–11

Os milagres de Jesus Cristo “[manifestaram] a sua glória”.

Ao ler em João 2:1–11 o relato em que o Salvador transformou água em vinho, você pode receber mais entendimento levando em conta as perspectivas das diferentes pessoas que estavam ali, incluindo Maria, os discípulos e outras pessoas. Se você tivesse testemunhado os acontecimentos descritos aqui, quais teriam sido suas impressões sobre Jesus? O que esse milagre ensina sobre Ele?

João 3:1–21

Necessito nascer de novo para entrar no reino de Deus.

Quando Nicodemos procurou Jesus em particular, conduzia-se como um observador cauteloso. No entanto, mais tarde, ele defendeu publicamente Jesus (ver João 7:45–52) e se juntou aos fiéis no sepultamento do Salvador (ver João 19:38–40). Quais ensinamentos você pode encontrar em João 3:1–21 que podem ter inspirado Nicodemos a seguir Jesus e nascer de novo?

O profeta Joseph Smith ensinou que “nascer de novo vem pelo Espírito de Deus por meio de ordenanças” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 100). Que papel seu batismo e sua confirmação — “nascer da água e do Espírito” (João 3:5) — tiveram em você nascer de novo? O que você está fazendo para prosseguir nesse processo de mudança? (Ver Alma 5:11–14).

Ver também Mosias 5:727:25–26; David A. Bednar, “Necessário vos é nascer de novo”, A Liahona, maio de 2007, p. 19.

João 3:16–17

O Pai Celestial demonstra Seu amor por mim por meio de Jesus Cristo.

O élder Jeffrey R. Holland ensinou: “A primeira grande verdade de toda a eternidade é que Deus nos ama com todo o Seu coração, poder, mente e força” (“Amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”, A Liahona, maio de 2016, p. 126). De que maneira você sentiu o amor de Deus por meio da dádiva de Seu Filho?

O sacramento proporciona um momento de reflexão sobre o amor de Deus e a dádiva de Seu Filho. Quais são os hinos sacramentais que o ajudam a sentir esse amor? O que você pode fazer para tornar o sacramento mais significativo?

Ao prosseguir a leitura sobre os ensinamentos e o ministério do Salvador, pergunte a si mesmo: “Como as coisas que estou lendo me ajudam a compreender e sentir o amor de Deus?”

João 4:24

Deus é um espírito?

Algumas pessoas podem se sentir confusas com a declaração de Jesus de que Deus é um espírito. A Tradução de Joseph Smith desse versículo oferece um esclarecimento importante: “Pois a esses Deus prometeu o seu Espírito” (em João 4:24, nota de rodapé a). A revelação moderna também ensina que Deus tem um corpo de carne e ossos (ver Doutrina e Convênios 130:22–23; ver também Gênesis 5:1–3Hebreus 1:1–3).

João 4:5–26

Cristo oferece a mim Sua água viva.

O que Jesus quis dizer quando declarou à mulher samaritana que qualquer pessoa que bebesse da água que Ele oferecia nunca teria sede? Como o evangelho se assemelha à água viva?

O evangelho de Cristo é a água viva que nutre nossa alma.

Uma das mensagens do Salvador à mulher samaritana foi que a maneira como adoramos é mais importante do que o lugar onde adoramos (ver João 4:21–24). O que você está fazendo para “[adorar] o Pai em espírito e em verdade”? (João 4:23).

Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Adorar” (scriptures.ChurchofJesusChrist.org); Dean M. Davies, “As bênçãos da adoração”, A Liahona, novembro de 2016, p. 93.

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

João 2–4.

À medida que sua família ler esses capítulos durante esta semana, preste atenção especial sobre a maneira como o Salvador usava elementos do dia a dia — nascimento, vento, água e alimento — para ensinar verdades espirituais. Quais coisas em seu lar você poderia usar para ensinar verdades espirituais?

Ao estudar esses capítulos, pode ser uma boa ideia assistir a vídeos que representam estes eventos: “Jesus Transforma Água em Vinho”, “Jesus Purifica o Templo”, “Jesus Ensina a Respeito de Nascer de Novo” e “Jesus Ensina uma Mulher Samaritana” (ChurchofJesusChrist.org). 


João 2:13–17.

Quais influências impuras sua família deve manter fora de seu lar para que ele se torne um lugar sagrado — como o templo? O que vocês podem fazer para manter essas coisas à distância?

João 3:1–6.

Converse com sua família sobre o milagre da gravidez e do nascimento — o processo da criação de um ser vivente e inteligente. Jesus ensinou que precisamos nascer de novo para entrar no reino de Deus. Por que nascer de novo é uma boa comparação com a mudança requerida de nós antes de entrarmos no reino de Deus? De que maneira podemos experimentar o processo do renascimento espiritual?

João 3:16–17.

Peça aos membros da família que resumam esses versículos com suas próprias palavras, como se estivessem explicando para um amigo. Como Jesus Cristo nos ajudou a sentir o amor de Deus?

João 4:5–15.

O que o Salvador nos ensinou quando comparou Seu evangelho com a água viva? Sua família pode observar a água corrente e descrever as qualidades da água. Por que precisamos beber água todos os dias? De que formas o evangelho de Jesus Cristo se assemelha a “uma fonte de água, que [salta] para a vida eterna”? (João 4:14).

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Música sugerida: “O amor do Salvador”, Músicas para Crianças, pp. 42–43.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Procure símbolos. As escrituras sempre usam objetos, acontecimentos ou ações para representar as verdades espirituais. Esses símbolos podem enriquecer seu entendimento da doutrina que está sendo ensinada. Por exemplo, o Salvador comparou a conversão ao renascimento.

Água Viva, de Simon Dewey


Fonte: lds.org | clique aqui



Comentários

Veja também:

“Jesus Enviou Esses Doze” Lição 11 (dom. 12/mar/2023).

“O Espírito do Senhor Está Sobre Mim” Lição 6 (dom. dia 05/fev/2023).

"Somos Responsáveis Por Nosso Próprio Aprendizado" Lição 1 (dom. dia 01/jan/2023).

“Onde Está, Ó Inferno, a Tua Vitória?” Domingo de Páscoa Lição 15 (09/abr/2023).

“Cumpra-se Em Mim Segundo A Tua Palavra" Lição 2 (dom. dia 08/jan/2023).

“Tu És O Cristo” Lição 16 (dom. 16/abr/2023).

“Quando o Filho do Homem Vier" Lição 22. (dom. 28/mai/2023).

Eu Sou o Bom Pastor" Lição 18 (dom. 30/abr/2023).

"Nosso Objetivo é a Conversão" Introdução (dom. dia 01/jan/2023