“Necessário Vos é Nascer de Novo” Lição 7 (dom. 12/fev/2023)
João 2–4
“Necessário Vos é Nascer de Novo”
Ao ler João 2–4, o Espírito ensinará a você as coisas a respeito de sua própria conversão.
Anote as inspirações que receber Dele. Você pode encontrar entendimento espiritual complementar a partir das ideias neste esboço.
Em uma festa de casamento em Caná, Cristo transformou a água em vinho — o evento no qual João declarou que o Senhor “principiou assim os seus sinais” (João 2:11). Essa declaração é verdadeira em mais de um sentido. Apesar de ter sido o primeiro milagre que Jesus realizou publicamente, também pode simbolizar outro início milagroso — o processo da transformação de nosso coração ao nos tornarmos mais semelhantes ao nosso Salvador. O milagre de toda uma vida tem início com a decisão de seguir a Jesus Cristo para mudar e viver uma vida melhor por meio Dele. Esse milagre tem tamanho poder de transformar nossa vida, que “nascer de novo” é uma das melhores maneiras de descrevê-lo (João 3:7). Mas renascer é apenas o início no caminho do discipulado. As palavras de Cristo à mulher samaritana junto à fonte nos lembram que, se prosseguirmos por esse caminho, oportunamente o evangelho se tornará “uma fonte de água” dentro de nós, “que salte para a vida eterna” (João 4:14).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Os milagres de Jesus Cristo “[manifestaram] a sua glória”.
Ao ler em João 2:1–11 o relato em que o Salvador transformou água em vinho, você pode receber mais entendimento levando em conta as perspectivas das diferentes pessoas que estavam ali, incluindo Maria, os discípulos e outras pessoas. Se você tivesse testemunhado os acontecimentos descritos aqui, quais teriam sido suas impressões sobre Jesus? O que esse milagre ensina sobre Ele?
Necessito nascer de novo para entrar no reino de Deus.
Quando Nicodemos procurou Jesus em particular, conduzia-se como um observador cauteloso. No entanto, mais tarde, ele defendeu publicamente Jesus (ver João 7:45–52) e se juntou aos fiéis no sepultamento do Salvador (ver João 19:38–40). Quais ensinamentos você pode encontrar em João 3:1–21 que podem ter inspirado Nicodemos a seguir Jesus e nascer de novo?
O profeta Joseph Smith ensinou que “nascer de novo vem pelo Espírito de Deus por meio de ordenanças” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 100). Que papel seu batismo e sua confirmação — “nascer da água e do Espírito” (João 3:5) — tiveram em você nascer de novo? O que você está fazendo para prosseguir nesse processo de mudança? (Ver Alma 5:11–14).
Ver também Mosias 5:7; 27:25–26; David A. Bednar, “Necessário vos é nascer de novo”, A Liahona, maio de 2007, p. 19.
O Pai Celestial demonstra Seu amor por mim por meio de Jesus Cristo.
O élder Jeffrey R. Holland ensinou: “A primeira grande verdade de toda a eternidade é que Deus nos ama com todo o Seu coração, poder, mente e força” (“Amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”, A Liahona, maio de 2016, p. 126). De que maneira você sentiu o amor de Deus por meio da dádiva de Seu Filho?
O sacramento proporciona um momento de reflexão sobre o amor de Deus e a dádiva de Seu Filho. Quais são os hinos sacramentais que o ajudam a sentir esse amor? O que você pode fazer para tornar o sacramento mais significativo?
Ao prosseguir a leitura sobre os ensinamentos e o ministério do Salvador, pergunte a si mesmo: “Como as coisas que estou lendo me ajudam a compreender e sentir o amor de Deus?”
Deus é um espírito?
Algumas pessoas podem se sentir confusas com a declaração de Jesus de que Deus é um espírito. A Tradução de Joseph Smith desse versículo oferece um esclarecimento importante: “Pois a esses Deus prometeu o seu Espírito” (em João 4:24, nota de rodapé a). A revelação moderna também ensina que Deus tem um corpo de carne e ossos (ver Doutrina e Convênios 130:22–23; ver também Gênesis 5:1–3; Hebreus 1:1–3).
Cristo oferece a mim Sua água viva.
O que Jesus quis dizer quando declarou à mulher samaritana que qualquer pessoa que bebesse da água que Ele oferecia nunca teria sede? Como o evangelho se assemelha à água viva?
Uma das mensagens do Salvador à mulher samaritana foi que a maneira como adoramos é mais importante do que o lugar onde adoramos (ver João 4:21–24). O que você está fazendo para “[adorar] o Pai em espírito e em verdade”? (João 4:23).
Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Adorar” (scriptures.ChurchofJesusChrist.org); Dean M. Davies, “As bênçãos da adoração”, A Liahona, novembro de 2016, p. 93.
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- João 2–4.
À medida que sua família ler esses capítulos durante esta semana, preste atenção especial sobre a maneira como o Salvador usava elementos do dia a dia — nascimento, vento, água e alimento — para ensinar verdades espirituais. Quais coisas em seu lar você poderia usar para ensinar verdades espirituais?
Ao estudar esses capítulos, pode ser uma boa ideia assistir a vídeos que representam estes eventos: “Jesus Transforma Água em Vinho”, “Jesus Purifica o Templo”, “Jesus Ensina a Respeito de Nascer de Novo” e “Jesus Ensina uma Mulher Samaritana” (ChurchofJesusChrist.org).
- João 2:13–17.
Quais influências impuras sua família deve manter fora de seu lar para que ele se torne um lugar sagrado — como o templo? O que vocês podem fazer para manter essas coisas à distância?
- João 3:1–6.
Converse com sua família sobre o milagre da gravidez e do nascimento — o processo da criação de um ser vivente e inteligente. Jesus ensinou que precisamos nascer de novo para entrar no reino de Deus. Por que nascer de novo é uma boa comparação com a mudança requerida de nós antes de entrarmos no reino de Deus? De que maneira podemos experimentar o processo do renascimento espiritual?
- João 3:16–17.
Peça aos membros da família que resumam esses versículos com suas próprias palavras, como se estivessem explicando para um amigo. Como Jesus Cristo nos ajudou a sentir o amor de Deus?
- João 4:5–15.
O que o Salvador nos ensinou quando comparou Seu evangelho com a água viva? Sua família pode observar a água corrente e descrever as qualidades da água. Por que precisamos beber água todos os dias? De que formas o evangelho de Jesus Cristo se assemelha a “uma fonte de água, que [salta] para a vida eterna”? (João 4:14).
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Música sugerida: “O amor do Salvador”, Músicas para Crianças, pp. 42–43.
Comentários
Postar um comentário