“Onde Está, Ó Inferno, a Tua Vitória?” Domingo de Páscoa Lição 15 (09/abr/2023).
Páscoa | "Onde Está, Ó Inferno, A Tua Vitória?"
Na lição de hoje, aprenderemos como podemos nos concentrar nas bênçãos da Expiação do Salvador, lendo a respeito da última semana de vida de Jesus Cristo aqui na terra.
Durante a última semana de vida do Salvador, a maioria dos judeus estavam participando das tradições da Páscoa, conforme os ditames da lei de Moisés.
Eles preparavam alimentos, entoavam cânticos e se reuniam para relembrar a libertação miraculosa da casa de Israel da escravidão entre os egípcios.
As famílias escutavam a história do anjo destruidor que passou pelas casas dos seus antepassados, que haviam marcado suas portas com o sangue de cordeiro.
Em meio a essas celebrações tão ricas e com o simbolismo da libertação, relativamente poucos estavam cientes de que Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, estava prestes a libertá-los da escravidão do pecado e da morte — por meio de Seu cruciante sofrimento no getsêmani, Sua dolorosa morte na cruz e Sua singular Ressurreição do mundo dos mortos.
Mesmo assim, havia aqueles que reconheciam Jesus como o seu Messias prometido, seu eterno Libertador.
. Primeiro dia da semana:
Domingo: Entrada triunfal em Jerusalém (Mateus 21: 6-11)
6 - E indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
7 - Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e ele sentou-se em cima.
8 - E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
9 - E a multidão que ia adiante, e a que o seguia, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas!
10 - E entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
11 - E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.
Segunda-feira: Purificação do templo (Mateus 21:12–16)
Terça-feira: Pregação em Jerusalém (Mateus 21–23)
Quarta-feira: Continuação da pregação (Mateus 24–25)
Quinta-feira: A Páscoa e o sofrimento de Cristo no Jardim do Getsêmani (Mateus 26)
Sexta-feira: Julgamento, crucificação e sepultamento (Mateus 27:1–61)
Sábado: O corpo de Cristo repousa na tumba (Mateus 27:62–66) enquanto Ele ministra no mundo espiritual (Doutrina e Convênios 138)
Domingo: A Ressurreição de Jesus Cristo e a aparição aos Seus discípulos (Mateus 28:1–10)
O que você encontra nesses capítulos que pode ajudá-lo a sentir o amor do Salvador? Pondere o que esses capítulos ensinam sobre como Ele pode livrá-lo do pecado, da morte, das provações e das fraquezas. De que maneira você está exercendo fé em Seu poder de libertação?
Ver também Easter.ComeuntoChrist.org.
Mateus 28:1–10; Lucas 24:13–35; João 20:19–29; 1 Coríntios 15:1–8, 55
Muitas testemunhas testificam da Ressurreição de Jesus Cristo.
Imagine como teria sido para os discípulos observarem Jesus sendo escarnecido, maltratado e crucificado. Eles tinham sido testemunhas de Seu poder, sentido a verdade de Seus ensinamentos e tido fé de que Ele era o Filho de Deus. Testemunhar a morte de Cristo deve ter causado tristeza e confusão a Seus discípulos. Mas logo se tornaram testemunhas do grande milagre de Sua Ressurreição.
O que podemos aprender com os relatos daqueles que testemunharam o Salvador ressuscitado? Assinale ou anote cada experiência dos participantes em Mateus 28:1–10; Lucas 24:13–35; João 20:19–29 e 1 Coríntios 15:1–8, 55. (Outras testemunhas do Cristo ressuscitado podem ser encontradas em 3 Néfi 11; Mórmon 1:15; Éter 12:38–39; Doutrina e Convênios 76:19–24; 110:1–10 e Joseph Smith—História 1:15–17.) O que mais o impressiona nos relatos dessas testemunhas? Após a Ressurreição do Salvador, outras pessoas ressuscitaram e apareceram a muitos (ver Mateus 27:52–53; 3 Néfi 23:9). Como sua fé no Salvador e a promessa de ressurreição influenciam a forma como você vive?
Ver também os vídeos “A Ressurreição do Salvador”, “O Senhor Ressuscitado Aparece aos Apóstolos” e “Bem-aventurados os Que Não Viram e Creram”, ChurchofJesusChrist.org.
Jesus Cristo me concede esperança e alegria.
Que palavras ou frases em 1 Pedro 1:3–11 dão a você esperança graças a Jesus Cristo? Quando foi que você sentiu essa esperança?
O élder Gerrit W. Gong testificou que a ressurreição “concede esperança àqueles que perderam algum membro de seu corpo, àqueles que perderam a capacidade de ver, ouvir, andar, ou àqueles que foram vencidos por doenças implacáveis, doenças emocionais, ou àqueles com capacidade reduzida. Ele nos encontra. Ele nos restaura. (…) [Além disso,] ‘pelo fato de o próprio Deus [expiar] os pecados do mundo’ (Alma 42:15) (…) Ele pode, com misericórdia, socorrer-nos de acordo com nossas enfermidades. (…) Nós nos arrependemos e fazemos tudo o que está ao nosso alcance. Ele nos envolve eternamente ‘pelos braços de seu amor’ (2 Néfi 1:15)” (“Hosana e aleluia — O Jesus Cristo vivo: O ponto central da Restauração e da Páscoa”, Liahona, maio de 2020, p. 54).
Ver também Alma 27:28; 36:1–24; 3 Néfi 9:11–17; Morôni 7:40–41.
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- VindeACristo.org.
A página Easter.ComeuntoChrist.org mostra uma linha do tempo e a descrição do que aconteceu em cada dia da última semana de vida do Salvador. A cada dia da semana, sua família pode examinar essas descrições para ver o que o Salvador fez naquele dia ou vocês podem ler em família as passagens de escrituras correspondentes a Sua última semana (ver acima uma lista de sugestões na seção “Ideias para o estudo pessoal das escrituras”).
- Hinos e Músicas para Crianças.
Durante esta semana, vocês podem cantar músicas sobre a Expiação e a Ressurreição do Salvador, incluindo algumas que não são tão conhecidas para vocês. (Ver o índice de tópicos em Hinos ou Músicas para Crianças, subtópicos como “Expiação”, “Páscoa” ou “Ressurreição”.) Para ajudar os membros da família a aprender as músicas, mostre gravuras que ilustrem as palavras.
- Coleção “Jesus Cristo” na Biblioteca do Evangelho.
A Coleção “Jesus Cristo” na Biblioteca do Evangelho contém vídeos, obras de arte e músicas que podem ajudar sua família a celebrar a Ressurreição do Salvador nesta Páscoa.
- “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos.”
Leiam juntos “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos” (ChurchofJesusChrist.org). Peça que cada membro da família escolha uma mensagem de Páscoa nesse testemunho e a compartilhe com os outros familiares. Por exemplo, você pode criar ilustrações para postar nas mídias sociais, na frente de sua porta ou em sua casa.
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Hino sugerido: “Ressuscitou o Salvador”, Músicas para Crianças, p. 44.
Comentários
Postar um comentário