“Ao Cordeiro, Sejam Dadas (…) Glória, e Poder Para Todo o Sempre” Lição 49 (domingo, 10/dez/2023).
4 a 10 de dezembro
Apocalipse 1–5
“Ao Cordeiro, sejam dadas (…) glória, e poder para todo o sempre”
Anote as perguntas a respeito do que leu em Apocalipse. Procure então as respostas para suas dúvidas ou converse sobre isso com um membro da família ou em sua aula na Igreja.
Registre suas impressões
Você já teve dificuldades em transmitir para outras pessoas o que sentiu durante uma poderosa experiência espiritual? A linguagem cotidiana pode parecer inadequada para descrever sentimentos e impressões espirituais. Talvez por isso João utilizou metáforas e simbolismos tão ricos para descrever essa revelação majestosa. Ele poderia simplesmente ter declarado que viu Jesus Cristo, mas, para nos ajudar a entender sua experiência, ele descreveu o Salvador usando expressões como essas: “Seus olhos [eram] como chama de fogo”, “da sua boca saía uma afiada espada de dois fios” e “o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece” (Apocalipse 1:14–16). Ao ler o livro de Apocalipse, procure descobrir a mensagem que João queria que você aprendesse e sentisse mesmo que não entenda o significado por trás de cada símbolo. Por que tivemos a congregação da Igreja comparada a castiçais, Satanás a um dragão e Jesus Cristo a um cordeiro? Na verdade, não é necessário entender cada símbolo no Apocalipse para compreender seus temas importantes, incluindo o tema mais proeminente: Jesus Cristo e Seus seguidores triunfarão sobre os reinos dos homens e de Satanás.
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
A visão de João ensina sobre o plano do Pai Celestial de salvar Seus filhos.
O livro de Apocalipse pode ser difícil de entender, mas não se sinta desencorajado. A promessa de João pode inspirá-lo a continuar tentando: “Bem-aventurados são aqueles que leem, e os que ouvem e compreendem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo da vinda do Senhor está próximo” (Tradução de Joseph Smith, Apocalipse 1:3, apêndice da Bíblia, grifo do autor).
Uma das formas de estudar o Apocalipse é procurar conexões com o plano de salvação. A visão geral a seguir pode ajudá-lo:
Os capítulos 5 e 12 descrevem eventos da vida pré-mortal.
Os capítulos 6–11, 13–14, 16–19 descrevem a vida mortal e os eventos na história da Terra.
Os capítulos 2–3, 15 e 20–22 descrevem o Juízo Final e a glória que aguarda os fiéis.
Durante a leitura, pergunte a si mesmo: “O que isso me ensina a respeito do plano de Deus? O que Deus tem feito para me ajudar a vencer o mal e retornar a Ele? Quais promessas Ele fez aos fiéis?”
Também pode ser útil saber que Doutrina e Convênios 77 explica alguns dos símbolos usados em Apocalipse. Além disso, a Tradução de Joseph Smith esclarece diversas passagens de Apocalipse; por isso, sempre consulte as notas de rodapé e o apêndice da Bíblia.
Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “João” e “Apocalipse do apóstolo João”.
Jesus Cristo é o Filho vivo do Deus vivo.
O primeiro capítulo de Apocalipse conta que Jesus Cristo apareceu para João em uma visão. Você pode fazer uma lista de tudo o que esse capítulo diz a respeito de Jesus Cristo, incluindo quem Ele é, o que Ele faz por nós e como Ele é.
Parte do seu aprendizado virá por meio de símbolos. Pense no que o Senhor pode estar tentando lhe ensinar sobre Ele por meio desses símbolos. Por exemplo, observe que o próprio Salvador Se refere como “o princípio e o fim” e “o primeiro e o último”. Por que acha que esses títulos são significativos? O que esses títulos ensinam sobre o Salvador?
Jesus Cristo me conhece pessoalmente e vai me ajudar a superar meus desafios.
As palavras do Salvador em Apocalipse 2–3 mostram que Ele compreendia os sucessos e as limitações de cada ramo da Igreja nos dias de João. Ele elogiou os esforços dos santos e também os alertou sobre coisas que eles precisavam mudar. O que você aprendeu com os elogios e os avisos dados pelo Salvador?
O Salvador também compreende os seus sucessos e suas limitações, e deseja ajudá-lo. Observe as frequentes promessas que Ele oferece àqueles que vencerem. O que mais o impressionou nessas promessas? Quais limitações o Senhor deseja que você vença? O que você pode fazer para receber a ajuda Dele?
Somente Jesus Cristo poderia ter tornado possível o plano do Pai Celestial.
O que você aprendeu sobre o Pai Celestial ao ler Apocalipse 4, e sobre Jesus Cristo ao ler Apocalipse 5? Pense como deve ter sido quando todos nós compreendemos que Jesus Cristo (o “Cordeiro”) tornaria possível o plano do Pai Celestial (o Salvador poderia “abrir o livro e desatar os seus sete selos”, Apocalipse 5:5). Por que Jesus foi capaz de fazer isso sozinho? Como você pode demonstrar sua fé Nele como seu Salvador?
Ver também Jó 38:4–7; Doutrina e Convênios 77:1–7.
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Apocalipse 1:20.
Por que Jesus comparou Sua Igreja a castiçais? (ver Mateus 5:14–16). Cantem uma música sobre de que maneira podemos ser como a luz de um castiçal, tal como “Brilha” (Músicas para Crianças, p. 96).
- Apocalipse 2–3.
Imagine que João fosse deixar uma mensagem para sua família da mesma maneira que o fez para as outras igrejas durante sua vida. O que ele poderia avaliar como positivo? Como vocês poderiam melhorar?
- Apocalipse 3:15–16.
Após ler esses versículos, sua família pode beber algo que esteja na temperatura morna, que é mais gostoso quando está quente ou frio. O que significa ser espiritualmente morno?
- Apocalipse 3:20.
Ao lerem juntos Apocalipse 3:20, mostre a gravura do Salvador batendo à porta (veja a imagem que acompanha este esboço). Por que Jesus bate à porta, em vez de simplesmente entrar? Os membros da família podem se revezar para bater à porta. Depois, uma pessoa da família pode sugerir uma forma de “abrir a porta” para o Salvador e deixar que a outra pessoa entre. Como seria para nós ter o Salvador em nossa casa?
- Apocalipse 4:10–11.
O que significa adorar o Pai Celestial? O que sabemos a respeito do Pai Celestial que nos faz querer adorá-Lo?
- Apocalipse 5:6, 12–13.
Por que Jesus Cristo é chamado de o “Cordeiro”? O que esse título nos ensina sobre Ele?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Hino sugerido: “Tão humilde ao nascer”, Hinos, nº 115.
Comentários
Postar um comentário