“Bem-aventurados Sois Vós" Lição 8 (dom. 19/fev/2023)
13 a 19 de fevereiro
Mateus 5; Lucas 6
“Bem-aventurados sois vós”
Fique atento às impressões que receber ao ler Mateus 5 e Lucas 6, e registre-as em um diário de estudo ou de alguma outra forma. Este esboço pode ajudá-lo a identificar princípios importantes nesses capítulos, mas esteja aberto também para descobrir outros princípios durante seu estudo.
Registre suas impressões
Nesse momento de Seu ministério, estava claro que os ensinamentos de Jesus diferiam do que as pessoas de Sua época estavam acostumadas a ouvir. Os pobres vão receber o reino de Deus? Os mansos herdarão a Terra? Bem-aventurados os que sofrem perseguição? Os escribas e fariseus não ensinavam essas coisas. Contudo, para aqueles que realmente compreendiam a lei de Deus, reconheciam a verdade nas palavras do Salvador. “Olho por olho” e “odiarás o teu inimigo” eram leis menores (Mateus 5:38, 43). Mas Jesus Cristo viera para ensinar uma lei maior (ver 3 Néfi 15:2–10) que havia sido designada para nos ajudar a algum dia nos tornarmos “perfeitos, como é perfeito o [nosso] Pai que está nos céus” (Mateus 5:48).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Mateus 5:1–12; Lucas 6:20–26, 46–49
A felicidade duradoura advém de se viver da maneira que Jesus Cristo ensinou.
Todos desejam ser felizes, mas nem todos buscam a felicidade nos mesmos lugares. Alguns a buscam nos poderes e nas posições do mundo, enquanto outros na riqueza ou na satisfação dos apetites físicos. Jesus Cristo veio para ensinar o caminho da felicidade duradoura e mostrar o significado verdadeiro de sermos abençoados. O que você aprendeu sobre a felicidade duradoura em Mateus 5:1–12 e Lucas 6:20–26? De que maneira isso diverge da visão do mundo sobre a felicidade?
O que esses versículos, juntamente com os versículos em Lucas 6:46–49, ensinam sobre sermos discípulos de Jesus Cristo? O que você se sente inspirado a fazer para desenvolver as qualidades descritas nesses versículos?
Ver também o Guia para Estudo das Escrituras, “Bem-aventuranças” em scriptures.ChurchofJesusChrist.org; “O Sermão da Montanha: As Bem-Aventuranças” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.
“Vós sois o sal da terra.”
Há muito tempo, o sal era usado para preservar, dar sabor e purificar. O sal também tinha um significado religioso para os israelitas. Estava associado à prática antiga do sacrifício de animais, sob a lei de Moisés (ver Levítico 2:13; Números 18:19). Quando o sal perde o sabor, torna-se insípido, e “para nada mais presta” (Mateus 5:13). Isso ocorre quando ele se mistura com outras substâncias ou é contaminado por elas.
Tenha isso em mente enquanto reflete sobre Mateus 5:13. Como você manterá seu sabor como discípulo de Jesus Cristo? Como você cumprirá seu trabalho de preservar e purificar, como o sal da terra?
Ver também Doutrina e Convênios 103:9–10.
A lei de Cristo substitui a lei de Moisés.
Os discípulos podem ter ficado surpresos ao ouvir Jesus dizer que a retidão deles precisava exceder a dos escribas e fariseus (ver Mateus 5:20), os quais se orgulhavam de guardar tão bem a lei de Moisés.
Ao ler Mateus 5:21–48 e Lucas 6:27–35, sublinhe tanto os comportamentos exigidos pela lei de Moisés (“Ouvistes que foi dito (…)”) quanto o que Jesus ensinou para a edificação deles. Por que você acha que a maneira do Salvador é uma lei maior?
Por exemplo, o que Jesus ensinou em Mateus 5:27–28 a respeito de nossa responsabilidade quanto a nossos pensamentos? Como você pode adquirir mais controle sobre os pensamentos e sentimentos que surgem em sua mente e seu coração? (ver Doutrina e Convênios 121:45).
Ver também “O Sermão da Montanha: A Lei Maior” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.
O Pai Celestial realmente espera que eu seja perfeito?
O presidente Russell M. Nelson ensinou:
“O termo perfeito foi traduzido do grego teleios, que significa ‘completo’. (…) O infinitivo do verbo é teleiono, que significa ‘alcançar um fim longínquo, desenvolver-se completamente ou consumar, terminar’. Observem que a palavra não implica ‘estar livre de erros’, mas, sim, ‘alcançar um objetivo distante’. (…)
O Senhor ensinou: ‘Não podeis suportar a presença de Deus agora (…); portanto, continuai pacientemente até que sejais aperfeiçoados’ (Doutrina e Convênios 67:13).
Não devemos ficar desanimados se nossos sinceros esforços em alcançar a perfeição nos pareçam hoje árduos e intermináveis. A perfeição é incompleta nesta vida. A plena perfeição só será alcançada depois da ressurreição, e somente por intermédio do Senhor. Está reservada a todos os que O amam e guardam Seus mandamentos” (“Perfeição incompleta”, A Liahona, janeiro de 1996, pp. 95–97).
Ver também 2 Pedro 1:3–11; Morôni 10:32–33; Doutrina e Convênios 76:69; Jeffrey R. Holland, “Sede vós pois perfeitos — No final”, Liahona, novembro de 2017, p. 40.
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Mateus 5:1–9.
Quais princípios ensinados em Mateus 5:1–9 podem ajudar seu lar a ser um lugar mais feliz? Escolha um ou dois princípios que pareçam especialmente importantes para sua família. Por exemplo, que ensinamentos encontramos que podem nos ajudar a sermos pacificadores? (Ver Mateus 5:21–25, 38–44). Quais metas podemos estabelecer? Como faremos o acompanhamento dessas metas?
- Mateus 5:13.
Comam juntos algum alimento temperado com sal, depois comam o mesmo alimento sem sal. Qual diferença percebemos? O que significa ser “o sal da terra”? Como fazemos isso?
- Mateus 5:14–16.
Para ajudar seus familiares a entender o que significa ser “a luz do mundo”, examine algumas das fontes de luz em sua casa, na vizinhança e no mundo. Pode ser útil mostrar o que acontece quando se esconde uma luz. O que Jesus quis dizer quando declarou: “Vós sois a luz do mundo”? (Mateus 5:14). Quem tem agido como uma luz para nossa família? Como podemos ser uma luz para outras pessoas? (Ver 3 Néfi 18:16, 24–25).
- Mateus 5:43–45.
Quando sua família ler as palavras do Salvador nesses versículos, conversem sobre uma pessoa específica que vocês sentem que poderiam amar, abençoar e por quem poderiam orar. Como podemos aumentar nosso amor por essa pessoa?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Música sugerida: “Brilha”, Músicas para Crianças, p. 96.
Comentários
Postar um comentário