"Já Achamos O Messias" Lição 4 (dom. dia 22/jan/2023).
João 1
Já Achamos o Messias
Ao ler e ponderar João 1, registre as impressões que receber. Quais mensagens você acha que terão mais valor para você e sua família? O que você poderia compartilhar nas aulas da Igreja?
Alguma vez já se perguntou se seria capaz de reconhecer Jesus de Nazaré como o Filho de Deus se tivesse vivido durante Seu ministério mortal? Durante anos os israelitas fiéis, como André, Pedro, Filipe e Natanael, esperaram e oraram pela vinda do Messias prometido. Quando eles O encontraram, como foi que souberam que Ele era Aquele a Quem estavam aguardando? Todos podemos conhecer o Salvador da mesma forma — aceitando o convite “Vinde, e vede” por nós mesmos (João 1:39). Lemos sobre Ele nas escrituras. Escutamos Sua doutrina. Observamos Sua maneira de viver. Sentimos Seu Espírito. Quando fazemos essas coisas, descobrimos, assim como Natanael, que o Salvador nos conhece, nos ama e deseja nos preparar para receber “coisas maiores” (João 1:50).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Quem era João?
João era um discípulo de João Batista e posteriormente se tornou um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo e um dos Seus 12 Apóstolos. Ele escreveu o evangelho de João, várias epístolas e o livro de Apocalipse. Em seu evangelho, ele cita a si mesmo como o discípulo “a quem Jesus amava” e o “outro discípulo” (João 13:23; 20:3). O zelo de João na pregação do evangelho era tão forte que ele pediu para permanecer na Terra até a Segunda Vinda do Salvador, para que pudesse trazer almas a Cristo (ver Doutrina e Convênios 7:1–6).
Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “João, filho de Zebedeu”.
Jesus Cristo estava “no princípio com Deus”.
João inicia seu evangelho descrevendo a obra que Cristo realizou antes de nascer: “No princípio (…) o Verbo [Jesus Cristo] estava com Deus”. O que você pode aprender nesses versículos 1–5 a respeito do Salvador e de Sua obra? Você encontrará uma ajuda esclarecedora na Tradução de Joseph Smith de João 1:1–5 (no apêndice da Bíblia). Ao começar seu estudo da vida do Salvador, por que é importante saber sobre Sua obra pré-mortal?
Ver também Tópicos do Evangelho, “Jesus Cristo escolhido como o Salvador”, topics.ChurchofJesusChrist.org.
Jesus Cristo é a “luz verdadeira”, o Filho de Deus.
João foi inspirado a buscar o Salvador devido ao testemunho de João Batista, que declarou que “veio para que testificasse (…) [da] luz verdadeira” (João 1:8–9). João pessoalmente também prestou um testemunho poderoso da vida e missão do Salvador.
Pode ser interessante fazer uma lista com as verdades que João incluiu no seu testemunho de abertura sobre Cristo (versículos 1–18; ver também Tradução de Joseph Smith, João 1:1–19 no apêndice da Bíblia). Por que você acha que João iniciou seu evangelho com essas verdades? Registre seu testemunho de Jesus Cristo — o que você gostaria de compartilhar? Que experiências o ajudaram a conhecer e a seguir o Salvador? Quem poderia ser abençoado ouvindo seu testemunho?
Jesus Cristo nos dá o “poder de [sermos] feitos” os filhos e as filhas de Deus.
Embora sejamos todos filhos e filhas espirituais de Deus, o Pai, quando pecamos nos afastamos ou nos separamos Dele. Por meio de Seu sacrifício expiatório, Jesus Cristo nos oferece um caminho de volta. Pondere o que João 1:11–13 ensina sobre tornar-se filhas e filhos de Deus. Considere também o que essas escrituras ensinam sobre como recebemos essa dádiva: Romanos 8:14–18; Mosias 5:7–9; Doutrina e Convênios 25:1. O que significa para você ter o “poder de [ser feito]” um filho ou uma filha de Deus?
O Pai presta testemunho de Seu Filho.
João 1:18 declara que ninguém jamais viu Deus. No entanto, a Tradução de Joseph Smith deste versículo esclarece que “ninguém jamais viu a Deus, sem que ele desse testemunho do Filho” (ver João 1:18, nota de rodapé a). Analise as seguintes passagens em que se ouviu Deus, o Pai, prestando testemunho do Seu Filho: Mateus 3:17; 17:5; 3 Néfi 11:6–7; Joseph Smith—História 1:17.
Por que é uma bênção ter esses relatos? O que os relatos ensinam sobre o relacionamento de Jesus Cristo com Seu Pai?
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- João 1:4–10.
Como você pode ajudar seus familiares a discernir o que leram sobre a luz nesses versículos? Você pode fazer com que seus familiares se revezem para iluminar um aposento escuro com alguma luz e então compartilhem entre si como o Salvador é a Luz de sua vida. Então, à medida que você ler João 1:4–10, os membros da família podem ampliar seu entendimento sobre o testemunho de João a respeito de Jesus Cristo, a Luz do Mundo.
- João 1:35–36.
Em sua opinião, por que João Batista chamou Jesus de “o Cordeiro de Deus”? O que aprendemos sobre esse título ao ler a mensagem do élder Jeffrey R. Holland, “Eis aqui o Cordeiro de Deus”, ou o texto do élder Gerrit W. Gong, “O Bom Pastor, o Cordeiro de Deus”? (Liahona, maio de 2019, pp. 44–46, pp. 97–100, respectivamente)
- João 1:35–46.
Quais foram os resultados do testemunho de João? O que sua família aprendeu, com as pessoas descritas nesses versículos, sobre como compartilhar o evangelho? Ver também o vídeo “Convidar Outros a Vir e Ver” (ChurchofJesusChrist.org).
- João 1:45–51.
O que Natanael fez que o ajudou a obter um testemunho do Salvador? Convide os membros da família a falar sobre como adquiriram seu testemunho.
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Hino sugerido: “Jesus, minha luz”, Hinos, nº 44.
Aperfeiçoar o ensino
Compartilhe atividades com objetos. Peça aos membros da família que encontrem objetos que possam ajudá-los a entender os princípios das escrituras que estão lendo. Como exemplo, eles podem usar uma vela para representar a Luz de Cristo (ver João 1:4).
Jeová Cria a Terra, de Walter Rane
Fonte: lds.org | clique aqui
Comentários
Postar um comentário