"Viemos Adorá-Lo" Lição 3 (dom. dia 15/jan/2023).
9 a 15 de janeiro
Mateus 2; Lucas 2
Viemos adorá-Lo
Ao ler Mateus 2 e Lucas 2, preste atenção a qualquer inspiração espiritual que receber. As ideias de estudo neste esboço podem ajudá-lo a identificar princípios importantes e relevantes nesses capítulos.
Registre suas impressões
Desde o dia de Seu nascimento, ficou evidente que Jesus não era uma criança comum. Não foram apenas a nova estrela nos céus ou a jubilosa proclamação angelical que tornaram a infância de Jesus única. Foi também o fato de vários fiéis, de diferentes países, profissões e origens terem sido imediatamente atraídos a Ele. Antes mesmo de Ele ter proferido Seu convite “vem, segue-me”, eles se achegaram (Lucas 18:22). Naturalmente, nem todos se achegaram a Ele. Muitos simplesmente O ignoraram, e até mesmo um magistrado cheio de inveja procurou Lhe tirar a vida. Mas aqueles devotados, humildes e puros seguidores da retidão O viram como quem Ele era — o Messias prometido. A devoção deles inspira a nossa própria, pois as “novas de grande alegria” trazidas aos pastores foram para “todo o povo”, e o “Salvador, que é Cristo, o Senhor”, havia nascido naquele dia para todos nós (ver Lucas 2:10–11).
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Jesus Cristo nasceu em circunstâncias humildes.
Embora Jesus Cristo desfrutasse com Deus, o Pai, da glória “antes que o mundo existisse” (João 17:5), Ele estava disposto a nascer em circunstâncias simples e viver entre nós na Terra. Ao ler Lucas 2:1–7, pondere sobre o que este relato acerca de Seu nascimento lhe ensina a respeito Dele. Procure identificar detalhes ou entendimentos nessa história que você não havia notado antes. Como esses entendimentos influenciam seus sentimentos a respeito Dele?
Ver também “O Menino Jesus” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.
Existem muitos testemunhos sobre o nascimento de Cristo.
O nascimento e a infância de Cristo foram marcados por testemunhas e adoradores de muitas classes sociais. Ao rever essas histórias, o que você aprendeu sobre as maneiras de adorar e de ser uma testemunha de Cristo?
Testemunha de Cristo Pastores (Lucas 2:8–20) | O que aprendi a respeito de adoração e testemunho de Cristo? |
Testemunha de Cristo Simeão (Lucas 2:25–35) | O que aprendi a respeito de adoração e testemunho de Cristo? |
Testemunha de Cristo Ana (Lucas 2:36–38) | O que aprendi a respeito de adoração e testemunho de Cristo? |
Testemunha de Cristo Magos (Mateus 2:1–12) | O que aprendi a respeito de adoração e testemunho de Cristo? |
Ver também 1 Néfi 11:13–23; 3 Néfi 1:5–21; os vídeos: “Os Pastores Ficam Sabendo do Nascimento de Cristo” e “O Menino Jesus É Apresentado no Templo”, ChurchofJesusChrist.org.
Os pais podem receber revelação para proteger sua família.
José nunca poderia ter feito o que lhe fora pedido — proteger Jesus em Sua infância — sem a ajuda dos céus. Da mesma forma que os magos, ele recebeu uma revelação alertando-o sobre o perigo. Ao ler sobre a experiência de José em Mateus 2:13–23, pense nos perigos materiais e espirituais com os quais nos defrontamos hoje. Reflita sobre as experiências que teve em que sentiu a orientação de Deus ao proteger você e seus entes queridos. Compartilhe suas experiências com outras pessoas. O que você pode fazer para receber essa orientação no futuro?
Você também pode assistir ao vídeo “O Primeiro Espírito de Natal” (ChurchofJesusChrist.org) para uma representação do que José pode ter sentido ao enfrentar a responsabilidade de cuidar do Filho de Deus.
Mesmo sendo jovem, Jesus estava comprometido em fazer a vontade de Seu Pai.
Quando jovem, o Salvador ensinou o evangelho com tanto poder que mesmo os mestres no templo estavam admirados de Sua “inteligência e respostas” (Lucas 2:47). O que você pode aprender nesses versículos a respeito do Salvador quando Ele era jovem? Como os jovens que você conhece estão procurando “tratar dos negócios de [seu] Pai?” (Lucas 2:49.) De que forma os jovens e as crianças o ajudaram a obter um entendimento mais profundo do evangelho? O que mais você aprendeu com o exemplo da infância de Jesus em Lucas 2:40–52 e na Tradução de Joseph Smith, Mateus 3:24–26 (no apêndice da Bíblia)?
O que é a Tradução de Joseph Smith?
Pelo fato de muitas verdades “claras e preciosas” da Bíblia terem sido perdidas ao longo dos séculos (1 Néfi 13:28; ver também Moisés 1:41), o Senhor ordenou a Joseph Smith que fizesse uma revisão inspirada da Bíblia, conhecida como a Tradução de Joseph Smith. Muitos trechos revisados pelo profeta aparecem no apêndice da edição da Bíblia da Igreja em português. A Tradução de Joseph Smith de Mateus 24, conhecida como Joseph Smith—Mateus, pode ser encontrada na Pérola de Grande Valor. Para mais informações, ver “Tradução de Joseph Smith (TJS)” no Guia para Estudo das Escrituras e no artigo “Bíblia, infalibilidade da” nos Tópicos do Evangelho (topics.ChurchofJesusChrist.org).
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Lucas 2.
Peça aos membros da família que selecionem um personagem descrito em Lucas 2, leiam alguns versículos a respeito do relacionamento dessa pessoa com o Salvador e compartilhem alguma coisa que aprenderam e que fortaleceu sua fé em Jesus Cristo. Cantem juntos “Canção de ninar de Maria” ou “Natividade” (Músicas para Crianças, pp. 28–29 e 32–33, respectivamente). O que podemos aprender com essas músicas a respeito do nascimento do Salvador?
Pense em como uma obra de arte pode enriquecer sua abordagem do nascimento de Cristo. (Para exemplos, ver Livro de Gravuras do Evangelho ou history.ChurchofJesusChrist.org/exhibit/birth-of-Christ.)
- Mateus 2:1–12.
O que o exemplo dos magos nos ensina sobre buscar e encontrar o Salvador?
- Lucas 2:41–49.
Quais são os “negócios de meu Pai”? (Lucas 2:49; ver Moisés 1:39; Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 1.2, ChurchofJesusChrist.org.) O que aprendemos sobre esses negócios a partir da história contada em Lucas 2:41–49? Escreva em pedaços de papel algumas maneiras pelas quais sua família pode participar dos negócios do Pai e coloque-os em um jarro. Durante a próxima semana, quando seus familiares estiverem procurando maneiras de realizar o trabalho do Pai Celestial, eles poderão selecionar ideias do jarro. Planeje um momento em que vocês possam compartilhar suas experiências.
- Lucas 2:52.
O que podemos aprender com Lucas 2:52 a respeito de como Jesus Se desenvolveu na vida? Quais metas pessoais e familiares podemos estabelecer para crescermos “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Música sugerida: “Astros brilham nas alturas”, Músicas para Crianças, p. 24.
Comentários
Postar um comentário