“Sê O Exemplo Dos Fiéis” Lição 43 (dom. 29/out/2023).
23 a 29 de outubro
1 e 2 Timóteo; Tito; Filemom
“Sê o exemplo dos fiéis”
Às vezes é útil realizar o estudo das escrituras com uma ou mais perguntas em mente. Convide o Espírito a ser seu guia para as respostas enquanto estuda e registre as inspirações que receber.
Registre suas impressões
Nas cartas que Paulo escreveu a Timóteo, Tito e Filemom, temos um vislumbre do que é o coração de um servo do Senhor. Diferentemente das outras cartas de Paulo dirigidas a congregações inteiras, essas foram escritas para pessoas — amigos próximos e associados de Paulo no trabalho de Deus — e sua leitura se assemelha a uma conversa. Vemos Paulo encorajando Timóteo e Tito, dois líderes de congregações, em seu serviço na Igreja. Observamos enquanto ele suplica a seu amigo Filemom que se reconcilie com um dos santos e que o trate como a um irmão no evangelho. As palavras de Paulo não foram dirigidas diretamente a nós, e ele nunca poderia imaginar que elas seriam lidas por tantas pessoas algum dia. Ainda assim encontramos nessas cartas conselhos e encorajamento para nós, qualquer que seja nosso ministério pessoal no serviço da Igreja.
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Quem foram Timóteo e Tito?
Timóteo e Tito serviram com Paulo durante algumas de suas viagens missionárias. Durante seu serviço, eles ganharam o respeito e a confiança de Paulo. Timóteo foi posteriormente chamado como líder da Igreja em Éfeso, e Tito recebeu a designação de líder em Creta. Nessas cartas, Paulo deu a Timóteo e Tito instruções e encorajamento a respeito de suas responsabilidades, o que incluía a pregação do evangelho e o chamado de homens para servirem como bispos.
Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, “Timóteo”, “Tito”.
“Sê o exemplo dos fiéis.”
Timóteo era relativamente jovem, mas Paulo sabia que ele poderia se tornar um grande líder na Igreja a despeito de sua idade. Que conselho Paulo deu a Timóteo em 1 Timóteo 4:10–16? De que maneira esse conselho pode ajudá-lo a guiar outras pessoas ao Salvador e ao Seu evangelho?
Ver também Alma 17:11.
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”
Acredita-se que 2 Timóteo tenha sido a última carta que Paulo escreveu, e aparentemente ele tinha consciência de que seu tempo na Terra era curto (ver 2 Timóteo 4:6–8). Como será que Timóteo se sentiu, sabendo que em breve poderia estar sem o mentor e líder no qual confiava? O que Paulo disse para o encorajar? Ao ler, você também pode ter em mente seus próprios desafios e receios. Quais mensagens de esperança e encorajamento o Senhor traz para você em 2 Timóteo?
Ver também Kelly R. Johnson, “Poder duradouro”, Liahona, novembro de 2020, p. 112.
Viver o evangelho proporciona segurança contra os perigos espirituais dos últimos dias.
Estamos vivendo os “últimos dias” dos quais Paulo falou, e os “tempos trabalhosos” já chegaram (2 Timóteo 3:1). Ao ler 2 Timóteo 3, anote os perigos dos últimos dias que ele mencionou (ver também 1 Timóteo 4:1–3):
Você consegue pensar em exemplos desses perigos no mundo à sua volta — e na sua própria vida? De que forma esses perigos, conforme as pessoas descritas no versículo 6, “entram [pela sua casa] e levam [você cativo]”? Qual é o conselho que se pode achar em 2 Timóteo 3, e em outros lugares nessas cartas, que poderia conservar você e seus familiares seguros desses perigos espirituais? (ver, por exemplo, 1 Timóteo 1:3–11; 2 Timóteo 2:15–16; Tito 2:1–8).
Quem foi Filemom?
Filemom foi um cristão convertido ao evangelho por Paulo. Filemom tinha um escravo chamado Onésimo, que aparentemente fugiu para Roma. Lá, Onésimo conheceu Paulo e se converteu ao evangelho. Paulo enviou Onésimo de volta para Filemom com uma carta, na qual incentivava Filemom a receber Onésimo “não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado” (Filemom 1:16).
Os discípulos de Jesus Cristo tratam uns aos outros como irmãos e irmãs.
Ao ler a carta de Paulo para Filemom, pondere como você poderia aplicar o conselho dele aos seus relacionamentos com outras pessoas. Leve em consideração as seguintes perguntas:
Versículos 1–7: O que palavras como “cooperador” e “companheiro de lutas” sugerem com relação aos relacionamentos entre os santos? Quando você se sentiu “reanimado” por um irmão ou uma irmã em Cristo?
Versículos 8–16: O que significa “mandar” e “[pedir]”? Por que Paulo escolheu fazer um pedido a Filemom, em vez de uma exigência? O que Paulo esperava conseguir ao enviar Onésimo de volta para Filemom?
Versículo 16: O que significa ser um “irmão [ou irmã] amado (…) no Senhor”? Existe alguém que você precisa receber dessa forma?
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- 1 Timóteo 2:9–10.
O que significa “se [adornar] (…) com boas obras”? Quais são algumas boas obras que a família poderia realizar essa semana? Vocês podem cantar um hino sobre fazer o bem, como por exemplo a canção “Neste mundo” (Hinos, nº 136).
- 1 Timóteo 4:12.
Para encorajar os membros da família a terem vontade de ser “[um] exemplo dos fiéis”, peça-lhes que façam desenhos de pessoas que foram bons exemplos para eles. De que modo essas pessoas nos inspiram a seguir Jesus Cristo? A mensagem do presidente Thomas S. Monson “Ser um exemplo e uma luz” (A Liahona, novembro de 2015, p. 86) pode nos dar várias ideias sobre como ser um exemplo para as outras pessoas.
- 1 Timóteo 6:7–12.
Em sua opinião, por que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”? Quais são os perigos de concentrar nossa vida no dinheiro ou nas posses? Como podemos estar satisfeitos com as bênçãos que temos?
- 2 Timóteo 3:14–17.
De acordo com esses versículos, que bênçãos são concedidas àqueles que conhecem e estudam as escrituras? Talvez os membros da família possam sugerir escrituras que sintam ser “proveitosas”.
- Filemom 1:17–21.
O que Paulo desejava fazer em favor de Onésimo? Como isso se assemelha ao que o Salvador fez por nós? (ver também 1 Timóteo 2:5–6; Doutrina e Convênios 45:3–5). Como podemos seguir os exemplos de Paulo e do Salvador?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Música sugerida: “Brilha”, Músicas para Crianças, p. 96.
Comentários
Postar um comentário