Ser-Me-Eis Testemunhas” Lição 28 (dom. 09/Jul/2023).
Atos 1–5
“Ser-me-eis testemunhas”
Ao ler Atos 1–5, o Espírito Santo pode inspirá-lo a encontrar verdades que são importantes para sua vida. Anote os versículos que o impressionem e procure oportunidades de compartilhar o que você está aprendendo.
Alguma vez já se perguntou o que Pedro teria pensado e sentido quando esteve “com os olhos fitos no céu”, com os outros apóstolos, na ocasião em que Jesus subiu aos céus para Seu Pai? (Atos 1:10). A Igreja fundada pelo Filho de Deus agora estava sob os cuidados de Pedro. A tarefa de conduzir o esforço de “[ensinar] todas as nações” recaiu então sobre ele (Mateus 28:19). No entanto, não encontramos indício algum no livro de Atos de que ele tivesse se sentido despreparado ou temeroso. O que encontramos são exemplos destemidos de testemunho e conversão, curas milagrosas, manifestações espirituais e um crescimento considerável da Igreja. Essa continuava sendo a Igreja do Salvador, ainda conduzida por Ele. De fato, o livro Atos dos Apóstolos também poderia ter o nome de Atos de Jesus Cristo conduzidos por Seus apóstolos. Guiado pela manifestação do Espírito, Pedro deixou de ser o pescador sem instrução que Jesus havia encontrado às margens do mar da Galileia. Também já não era mais o homem angustiado que, apenas poucas semanas antes, havia chorado amargamente por haver negado seu conhecimento de Jesus de Nazaré.
No livro de Atos, você vai ler declarações poderosas a respeito de Jesus Cristo e Seu evangelho. Também observará como o evangelho pode transformar pessoas — incluindo você mesmo — em discípulos valentes como Deus espera que sejam.
Ideias para o estudo pessoal das escrituras
Atos 1:1–8, 15–26; 2:1–42; 4:1–13, 31–33
Jesus Cristo dirige Sua Igreja por meio do Espírito Santo.
O livro de Atos registra os esforços dos apóstolos no estabelecimento da Igreja de Jesus Cristo após o Salvador subir aos céus. Embora Jesus Cristo não estivesse mais sobre a Terra, Ele guiou a Igreja por revelação por meio do Espírito Santo. Pense em como o Espírito Santo guiou os novos líderes da Igreja de Cristo ao examinar as passagens a seguir: Atos 1:1–8, 15–26; 2:1–42; 4:1–13, 31–33.
Como membros da Igreja de Cristo hoje, cada um de nós tem a responsabilidade de participar da obra de salvação e exaltação — e de viver o evangelho de Jesus Cristo, cuidar dos necessitados, convidar outros a se achegarem a Cristo e unir as famílias para a eternidade (ver Manual Geral, item 1.2). O que você pode aprender com os apóstolos da antiguidade sobre como confiar no Espírito Santo para guiar seus esforços?
Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”.
Os princípios e ordenanças do evangelho me ajudam a achegar-me a Cristo.
Você já imaginou “[compungindo-se] em seu coração”, da mesma forma que os judeus no dia de Pentecostes? (Atos 2:37). Talvez você tenha feito algo do qual sentiu remorso, ou porventura deseje simplesmente mudar sua vida. O que você deve fazer quando experimentar esses sentimentos? O conselho de Pedro aos judeus está em Atos 2:38. Observe como os primeiros princípios e ordenanças do evangelho (tal como fé, arrependimento, batismo e dom do Espírito Santo — referidos algumas vezes como a doutrina de Cristo) afetaram esses conversos, conforme está registrado em Atos 2:37–47.
Pode ser que você já tenha sido batizado e recebido o dom do Espírito Santo, então como pode prosseguir na aplicação da doutrina de Cristo? Pense nessas palavras do élder Dale G. Renlund: “Podemos ser aperfeiçoados (…) de maneira constante e progressiva: exercendo fé [em Cristo], arrependendo-nos, tomando o sacramento para renovar os convênios e as bênçãos do batismo e recebendo a presença do Espírito Santo como nosso companheiro constante. Quando agimos dessa forma, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo e perseveramos até o fim” (“Santos dos últimos dias, continuem tentando fazer o melhor”, A Liahona, maio de 2015, pp. 56–57).
O que são os “tempos de refrigério” e os “tempos da restauração de todas as coisas”?
“Os tempos de refrigério” se referem ao Milênio, quando Jesus Cristo voltará à Terra. Os “tempos da restauração de todas as coisas” se referem à Restauração do evangelho, que prepara o mundo para o Milênio.
Aos discípulos de Jesus Cristo é dado o poder para realizar milagres em Seu nome.
O homem coxo tinha esperança de receber esmolas daqueles que vinham ao templo. Mas os servos do Senhor ofereceram muito mais. Ao ler Atos 3, 4:1–31 e 5:12–42, pensem na maneira como o milagre que ocorreu em seguida afetou as pessoas a seguir:
O homem coxo
Pedro e João
As testemunhas no templo
Os sumos sacerdotes e governantes
Outros santos
Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar
- Atos 1:21–26.
A leitura de Atos 1:21–26 pode ajudar sua família a debater as bênçãos que recebemos por termos os apóstolos na Terra nos dias de hoje. Os membros da família podem relatar como obtiveram o testemunho de que os apóstolos e profetas dos nossos dias são chamados por Deus. Por que ter esse testemunho é importante?
- Atos 2:37.
O que a expressão “compungiram-se em seu coração” poderia significar? Em que momento sentimos algo semelhante a isso? Por que é importante perguntar “Que faremos?” ao recebermos tais sentimentos?
- Atos 3:1–10.
Sua família vai gostar de encenar o relato apresentado nesses versículos. Vocês também podem assistir ao vídeo “Pedro e João Curam um Coxo de Nascença” (ChurchofJesusChrist.org). De que maneira o homem no templo foi abençoado de uma forma diferente do que ele esperava? De que forma reconhecemos as bênçãos inesperadas que são concedidas pelo Pai Celestial?
- Atos 3:12–26; 4:1–21; 5:12–42.
O que o impressiona na fidelidade de Pedro e João? (ver também o vídeo “Pedro Ensina e É Aprisionado” em ChurchofJesusChrist.org). Como podemos ser destemidos em nossos testemunhos de Jesus Cristo? Pode ser uma boa ideia ajudar as crianças pequenas a praticar compartilhar os testemunhos delas.
- Atos 4:31–5:4.
Como podemos ajudar nossa família, ala ou comunidade a se tornar mais semelhante ao que é descrito em Atos 4:31–37? O que significa ser “um o coração e a alma”? De que formas às vezes “[retemos] parte” da nossa contribuição? Por que essa é uma forma de “[mentir] a Deus”? (Atos 5:2, 4). Como a desonestidade nos afeta espiritualmente?
Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.
Hino sugerido: “Santo Espírito de Deus”, Hinos, nº 80.
Comentários
Postar um comentário