“Alegrai-vos Comigo, Porque Já Achei a Minha Ovelha Perdida" Lição 19 (dom. 07/mais/2023).

Lucas 12–17João 11

“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”

Ao ler Lucas 12–17 e João 11, procure saber em espírito de oração o que o Pai Celestial quer que saibamos e façamos. O estudo desses capítulos pode abrir seu coração para as mensagens dirigidas especialmente para você.

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Na maioria das situações, 99 em 100 seria considerado excelente — mas não quando esses números representam os filhos amados de Deus (ver Doutrina e Convênios 18:10). Nesse caso, até mesmo uma única alma merece uma busca minuciosa e urgente “até que venha a achá-la” (Lucas 15:4), da maneira que o Salvador ensinou na parábola da ovelha perdida. Então o júbilo terá lugar, pois “assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15:7). Se isso parece injusto, é importante lembrar que, na verdade, não existem pessoas que “não necessitam de arrependimento”. Todos precisamos ser resgatados. E todos nós podemos participar do resgate, alegrando-nos juntos por cada alma que é salva (ver Doutrina e Convênios 18:15–16).

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Lucas 1214–16

Abençoado sou por colocar meu coração nas coisas eternas.

Por que Deus chamaria “louco” um homem trabalhador e de sucesso, que construíra grandes celeiros e os enchera com os frutos do seu trabalho? (Ver Lucas 12:16–21). Nesses capítulos de Lucas, o Salvador ensina várias parábolas que podem nos ajudar a elevar nossa visão do que é do mundo para o eterno. Algumas das parábolas estão relacionadas aqui. De que maneira você resumiria a mensagem de cada uma delas? O que acha que o Senhor está falando a você?

Ver também Mateus 6:19–342 Néfi 9:30Doutrina e Convênios 25:10.

Lucas 15

O Pai Celestial Se rejubila quando aqueles que estão perdidos são encontrados.

Após ler as parábolas ensinadas por Jesus em Lucas 15, o que você aprendeu sobre como o Pai Celestial Se sente sobre aqueles que pecaram ou que estão de alguma forma “perdidos”? Como um líder espiritual — ou qualquer um de nós — deve enxergar essas pessoas? Pense como os fariseus e os escribas teriam respondido a essas perguntas (ver Lucas 15:1–2). A resposta de Jesus pode ser encontrada nas três parábolas contadas em Lucas 15. Durante a leitura, pense no que Jesus estava ensinando aos escribas e aos fariseus nessas parábolas.

Você também pode fazer uma lista de semelhanças e diferenças entre as parábolas. Por exemplo, identifique o que estava perdido em cada parábola, por que estava perdido, como foi encontrado e como a pessoa reagiu quando o encontrou. Quais mensagens Jesus tinha para aqueles que estão “perdidos” — incluindo aqueles que não acham que estão perdidos? Que mensagens Ele tinha para as pessoas que estão em busca daqueles que estão perdidos?

Ver também Doutrina e Convênios 18:10–16; Jeffrey R. Holland, “O outro filho pródigo”, A Liahona, julho de 2002, p. 69.



Lucas 16:1–12

O que Cristo estava ensinando na parábola do mordomo injusto?

O élder James E. Talmage explicou uma lição que podemos aprender com a parábola: “Seja diligente, pois o dia em que pode fazer uso de suas riquezas terrenas logo passará. Aprenda até mesmo com os desonestos e com os iníquos. Se eles são tão prudentes, de forma a armazenar provisões para o único futuro que cogitam, quanto mais vós, que acreditais em um futuro eterno, deveis armazenar provisões para esse futuro. Se não aprenderdes a aplicar sabedoria e prudência no uso [do] ‘“iníquo mamom’, como vos poderão ser confiadas riquezas mais duradouras?” (Jesus, o Cristo, 1916, p. 448). Que outras lições se encontram nessa parábola?

Lucas 17:11–19

A gratidão pelas bênçãos recebidas me levará mais próximo de Deus.

Se você fosse um dos dez leprosos, acha que teria retornado para agradecer ao Salvador? Que outras bênçãos adicionais o leproso agradecido recebeu por ter dado graças?

Pondere também as palavras do Salvador “a tua fé te salvou” (versículo 19). Na sua opinião, como a gratidão e a fé estão relacionadas? Como ambos nos ajudam a sermos salvos? No vídeo “O Poder de Cura da Gratidão” (ChurchofJesusChrist.org), o presidente Russell M. Nelson ajuda você a refletir sobre essas perguntas.

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Ver também Dale G. Renlund, “Ponderar sobre a bondade e a grandiosidade de Deus”, Liahona, maio de 2020, p. 41.

João 11:1–46

Jesus Cristo é a Ressurreição e a vida.

O milagre de levantar Lázaro da morte foi um testemunho poderoso e irrefutável de que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus e o Messias prometido. Quais palavras, frases ou detalhes em João 11:1–46 fortalecem sua fé de que Jesus Cristo é “a ressurreição e a vida”? Para você, o que significa a afirmação de que Jesus é “a ressurreição e a vida”?

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Lucas 15:1–10.

Seus familiares compreendem qual é o sentimento de perder algo — ou o de estar perdido? Conversar sobre suas experiências pode dar início a um debate sobre as parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida. Ou vocês podem fazer um jogo no qual alguém se esconde e os outros membros da família tentam encontrá-lo. Como essa atividade vai ajudá-los a compreender essas parábolas?

Lucas 15:11–32.

Como podemos ser como o pai nessa história quando amamos aquele que estava perdido? O que podemos aprender com a experiência do filho mais velho que pode nos ajudar a ser mais como Cristo? De que maneira o pai nessa parábola é semelhante a nosso Pai Celestial?

Lucas 17:11–19.

Para ajudar os membros da família a colocar em prática o relato dos dez leprosos, você pode convidá-los a deixar bilhetinhos secretos de agradecimento uns para os outros. Vocês também podem cantar juntos “Conta as bênçãos” (Hinos, nº 57), e debater sobre as bênçãos que sua família tem recebido.

João 11:1–46.

Os membros da família podem assistir ao vídeo “Jesus Traz Lázaro de Volta à Vida” (ChurchofJesusChrist.org) e compartilhar seus testemunhos de Jesus Cristo.

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Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Ama o pastor seu rebanho”, Hinos, nº 140.

Aperfeiçoar o ensino

Use histórias e exemplos para ensinar os princípios do evangelho. O Salvador frequentemente ensinava sobre os princípios do evangelho usando histórias e parábolas. Pense em exemplos e histórias de sua própria vida que podem tornar um princípio do evangelho mais relevante para sua família (ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 22).

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